Avançar para o conteúdo principal

Sessão de Apresentação do Projeto Change! Amarante



Reunião de Apresentação do Projeto Internacional Change!Amarante - formato pdf

No âmbito da candidatura ao Projeto Internacional Change! (Programa Urbact III), a Câmara Municipal de Amarante passou a integrar uma parceria transnacional com outros 8 países: Hungria (cidade de Nagykanizsa); Polónia (Cidade de Gdansk); Itália (Cidade de Forli); Portugal (Cidade de Amarante); Letónia (Cidade de Riga); Dinamarca (Cidade de Aaruhus); Suécia (Cidade de Skaane); Irlanda (Cidade de Dun Laoghaire Rathdown) e Holanda (Cidade de Eindhoven), esta última entidade promotora do projeto.
O Change! tem por objetivo efetuar troca de experiências entre os nove países, com diferentes culturas e estruturas socioeconómicas, com vista à construção de serviços públicos colaborativos e de um Plano de Ação Local. Para o efeito prevê visitas aos países parceiros e formação à equipa local de cada país.
Em termos metodológicos está previsto a constituição de um Urbact Local Group (ULG), isto é um grupo de suporte local composto por entidades do território que estrategicamente aderem ao projeto para a conceção de um Plano de Ação Local, tendo em conta os objetivos a que se propõe.

No dia 07 de julho de 2016 foi promovida uma sessão de apresentação do Programa Urbact e do Projeto Change! com o intuito de desafiar as entidades do território a embarcar neste trilho.
Foram apresentados os objetivos do projeto e as responsabilidades que deverão ser assumidas pelo Grupo de Suporte Local. Ao nível dos objetivos pretende-se promover um processo metodológico que permita uma análise reflexiva dos serviços sociais públicos existentes e redesenhá-los tendo como foco o empoderamento dos cidadãos. Como poderemos criar conexão entre as pessoas em vez de separá-las? Como poderemos ajudar as pessoas a ajudarem-se a si mesmas? Como poderemos desenvolver serviços que nasçam do local button up em vez dos clássicos serviços top down? Como construir forças e não dependências? Como capacitar a população?

Ao Grupo de Suporte Local caberá a tarefa de participar em todo o processo, analisar problemas locais, procurar soluções com a população afetada por esses problemas e, por último, desenvolver um Plano de Ação Local para solucioná-los.
Assumirá ainda o compromisso de participar nos intercâmbios transnacionais da rede de parceiros para troca de conhecimentos, experiências, saberes entre pares; Contribuir para o intercâmbio transnacional e processo de aprendizagem a ocorrer ao nível da rede; Comunicar resultados a nível local e divulgar as aprendizagens à comunidade; Participar nos planos de formação do URBACT organizados a nível nacional e Europeu pelo programa URBACT desenvolvendo, assim, a competência dos stakeholders das cidade locais.

O que é o Urbact?
Programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.
O URBACT é um programa europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado.
Este Programa financia a constituição de redes de cidades para o desenvolvimento de soluções comuns em torno de desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a posição chave das cidades e das comunidades locais face à complexidade crescente das mudanças societárias.
O URBACT apoia as cidades no desenvolvimento de soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis que integrem igualmente as dimensões económica, social e ambiental. Neste âmbito, é promovida a partilha de boas práticas entre todos os profissionais envolvidos nas políticas urbanas através da Europa.
O Programa é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A Autoridade de Gestão do Programa URBACT, atualmente o Ministère en charge de la politique de la Ville, Délègation Interministérielle à la Ville, de França, é designada pelo conjunto dos Estados Membros que participam no Programa.
No âmbito deste Programa Operacional (PO) decorreram já duas fases. A primeira teve lugar entre 2001 e 2007, através do PO URBACT I. A segunda foi implementada durante o período 2007-2013, no âmbito do URBACT II.  O PO URBACT III, que dá sequência aos anteriores, foi formalmente apresentado em março de 2015 para vigorar no período 2014-2020.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª Visita Internacional_Londres

CHANGE! – Social Design of Public Services Study Visit 1 (Phase 2) 12 – 14 September, 2016 Organised by City of Eindhoven in London Impact Hub Brixton (Pop Brixton, 49 Brixton Station Road, London, SW9 8PQ) De 12 a 14 de setembro, rumo à cidade de Londres, dois dos parceiros do Grupo de Suporte Local, Adesco e Centro de Saúde de Amarante, conjuntamente com o Município de Amarante, participaram na primeira Visita Transnacional do Projeto Change! Apesar de a cidade de Londres não ser parceira do projeto Change!, a cidade promotora de Eindhoven entendeu que esta apresentava projetos de boas práticas no que concerne à criação de serviços sociais públicos que integram nos seus serviços os cidadãos. A visita decorreu numa das zonas mais problemáticas de Londres, Pop Brixton, nas instalações do Impact Hub Brixton, espaço multifuncional e de co-work, totalmente gerida pelos cidadãos. Foi também possível entre as cidades parceiras a partilha de projetos, em torno

1.ª Reunião do Grupo de Suporte de Amarante (ULG)

1.ª Reunião do Grupo de Suporte de Amarante (ULG) 1.º Sessão de Trabalho do Grupo de Suporte Local de Amarante - formato pdf